Mostra com pinturas e gravuras fica em cartaz a partir do dia 14 de março no Espaço Paulo Gaiad na Fundação Cultural BADESC

Selecionado na Chamada Pública Espaço Paulo Gaiad – 1ª exposição individual da Fundação Cultural BADESC, em Florianópolis, o artista catarinense Gustavo Scheidt abre, a partir das 19h de quinta-feira (14), a exposição Paisagens Internas, a primeira individual da carreira.

Com curadoria de Raony Robson Ruiz e Miguel Vassali, a exposição tem um recorte específico para as paisagens do interior de Santa Catarina. Na mostra, o artista observa essas paisagens como algo interno, subjetivo e busca partilhar o sensível e criar outras representações do imaginário de Petrolândia, sua cidade natal.

“Busco compreender a relação interiorana vivenciada e como a produção artística se desdobra em pesquisa plástica no campo da pintura e da produção de arte contemporânea na pequena cidade”, explica o artista.

Paisagens Internas

Foto e imagem em destaque: Lorena Varalla


Totalmente inédita, a mostra apresenta 24 trabalhos que estão sendo produzidos desde 2021, ano em que o artista iniciou o curso de Licenciatura em Artes Visuais na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

Paisagens Internas é composta por pinturas e gravuras que apresentam técnicas que se diferenciam entre si. Nas gravuras é possível ver trabalhos com xerox, transferências, monotipia, linear e de subtração, já na pintura os suportes são papéis, telas, eucatex, sacos de ráfia e fronha de dormir.

“O projeto tem uma abordagem processual, ou seja, todas as obras são processos ainda em desenvolvimento de pesquisa. Acredito que os suportes como sacos de ráfia criam diálogos possíveis com a vivência interiorana e se relacionam com a maneira de pensar e elaborar uma representação visual do Sul de SC na contemporaneidade”, compartilha o artista.

Gustavo Scheidt nasceu em uma pequena cidade do interior de Santa Catarina, Petrolândia. Começou a trabalhar com pintura e gravura em 2020. Em 2021 adentra na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) no curso de Licenciatura em Artes Visuais.

O artista trabalha com pintura e gravura explorando os limites entre os meios gráficos e pictóricos. No ano de 2023 realizou algumas exposições coletivas apresentando seus principais trabalhos que abordam sua relação com o interior de SC.

Atualmente participa como Bolsista de Extensão do Programa Permanente de Extensão Estúdio de Pintura Apotheke, pensando a cor, suporte e desdobrando as paisagens interioranas de Santa Catarina com meios contemporâneos.

Outros eventos

Foto: crédito André Cantuária


A escritora Mariana Vogt lança na sexta-feira (15) o segundo livro da carreira, “Segredos sussurro enquanto a ambrosia cozinha”. O evento com entrada gratuita será a partir das 19h, também na Fundação Cultural BADESC. O livro de 56 páginas e publicado pela editora Estúdio Semprelo, é uma homenagem ao centenário de Carolina, bisavó de Mariana, que ministrava cursos de culinária para mulheres na cidade gaúcha de Ijuí entre os anos 1950 e 1970. 

Está em cartaz também a exposição Raízes Poéticas, no Espaço Fernando Beck. Com trabalhos de 13 artistas, a exposição é formada por desenhos, gravuras, fotografias, objetos, livros de artista, instalações e técnicas híbridas que abordam principalmente relações entre arte e natureza. Todas as 17 obras surgiram de propostas realizadas desde 2021 pelo grupo de estudos coordenado pela professora Sandra Favero e que reúne integrantes da graduação, mestrado e doutorado do Departamento de Artes Visuais e do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais, na linha de Processos Artísticos Contemporâneos CEART/UDESC. Visitação até 25 de abril.