Nina Masnik uniu um clássico da cozinha brasileira com memes e agora faz sucesso (e é copiada) nas redes sociais

Designer e empreendedora de Florianópolis, Nina Masnik viu uma imagem de um pano de prato com um desenho de um gato laranja, torto e mal-acabado, com o Salmos “Minhas lágrimas têm sido meu alimento dia e noite”. A foto viralizou e ela teve a ideia de tentar estampar outras frases do tipo em panos para vender. Comprou um lote de 100 tecidos com desenhos duvidosos no Mercado Livre, mas teve dificuldade para encontrar uma serigrafia que aceitasse estampar as frases espirituosas que ela selecionou para a Panos Sinceros:

“O pessoal pedia para eu enviar as frases para orçamento e quando eu enviava coisas tipo “Deus está morto” paravam de me responder. Aí encontrei esse anjo chamado William (Sulfato Serigrafia) que é meu parceiro demais, sem ele a Panos talvez não existiria, viu. Só não pode falar com ele pedindo meu fornecedor de panos de prato e querendo estampar minhas frases. Até isso já rolou, loucura loucura”, conta Nina.

Aliás, desde que a marca apareceu em perfis de memes como Melted Videos e Saquinho de Lixo, ela tem que lidar com cópias do seu trabalho. Na última semana, o perfil @gifsgalerahumanas publicou uma foto dos panos sinceros, mas deu o crédito para outra marca parecida (que agradeceu os novos seguidores que vieram após o post, mas não esclareceu que aquele pano não era dela). Também ficou sabendo que há um outro perfil no Instagram usando o nome Panos Sinceros. Talvez seja uma das consequências infelizes de fazer sucesso, mas nem sempre foi assim.

“Lancei a marca em abril de 2019, mas começou a bombar mesmo agora na pandemia! Foi um ano que eu quase desisti várias vezes, achava que ninguém via graça e que era um delírio meu achar isso uma boa ideia, teve mês que não vendi nenhum. Hoje o crescimento está surreal, eu até freio para manter minha saúde mental e também para otimizar os processos, faço as coisas no ritmo que eu considero saudável”, explica.

Antes, Nina fazia tudo de casa. Hoje, tem um escritório. Deixou de ir a Brusque para comprar panos e conseguiu que eles fossem entregues em Florianópolis. Não pega mais fila nos Correios, pois agora tem coleta. E não faz mais tudo sozinha – hoje, Nina paga uma amiga para ajudá-la.

“Cortava etiqueta por etiqueta na tesoura até ter uma impressora térmica que já sai no adesivo. O dia que chegou isso eu chorei, foi tudo. Eu estava com tudo planejado para crescer mais, porém com a alta do dólar rolou uma crise com o algodão e está complicadíssimo conseguir os panos, essa é a minha saga no momento”.

A boa notícia é que ela anunciou recentemente que sim, haverá reposição para o fim do ano e os fãs da marca poderão garantir o presente de Natal. E para quem gostar de um pano específico, uma dica: compre logo, porque a cada reposição as imagens e frases variam! Uma das que mais fazem sucesso é “o Brasil me obriga a beber”. Autoexplicativo.

Formada em Moda, Nina migrou para o marketing digital e desenvolveu uma paixão pela gastronomia antes de empreender

Nina Masnik, empreendedora da Panos Sinceros

A empreendedora chegou a trabalhar alguns anos com moda (ela é formada na Udesc). Trabalhou na Korova, onde chegou a assumir a gestão das redes sociais. Na época, nem existia oficialmente a profissão social media.

“Acabei gostando e tornei disso minha profissão, passei por algumas agências de publicidade e depois dessa experiência toda descobri o que gosto na área e hoje em dia meu foco é mídia online e performance. Sabe aquele anúncio que você pensou num produto e apareceu? É meu trabalho. Atualmente tenho alguns clientes bem selecionados nessa área e são marcas que eu acredito muito nos propósitos, para mim não faz mais sentido se não for assim e sou grata de ter esse privilégio de escolha”, comenta.

Nina já se aventurou na produção de pastas de queijos fermentados veganos (saudades, Queiju!) e também tem uma segunda marca de roupa de cama e ideias criativas para a casa que, segundo ela, respira por aparelhos. Mas vale acompanhar mesmo assim (link abaixo).

Também vale a pena seguir a própria Nina no Instagram, onde sempre dá dicas de gastronomia, cozinha, onde comer, onde pedir comida (mesmo que você não consiga reproduzir os pratos que ela prepara em casa, pois o negócio é profissional):

“Hoje eu amo cozinhar, vejo todos os programas possíveis sobre, sigo vários chefs, meus roteiros de viagem são pautados em restaurantes  Amo cada detalhe, amo cozinhar com calma, amo me virar com o que tem na geladeira. E logicamente também AMO conhecer novos restaurantes! Além de ir nos meus favoritos de Floripa. A gastronomia é uma parte muito importante na minha vida, acho que ela assumiu a parte festeira que eu tinha antigamente”, finaliza.

Segue lá:

@panossinceros

@dreamwithnor

@ninamasnik