Programação vai até o dia 23 de março, aniversário de Florianópolis

Importante equipamento de lazer e de integração para a comunidade, o Parque Linear do Córrego Grande, em Florianópolis, completa 10 anos de implantação. 

Coordenado pela Dimas Construções, o processo de construção do Parque Linear teve financiamento da própria Dimas junto a outras quatro empresas de Florianópolis. Os arquitetos Juliana Castro, Clarice Wolowski e Cesar Floriano, do escritório JA8 Arquitetura Viva, assinam o projeto arquitetônico em parceria. O parque foi entregue à comunidade no ano de 2016. A comemoração, porém, leva em conta o ano da aprovação da lei municipal que instituiu a criação dele – de 2014. 

O projeto que envolveu a implantação do parque, juntamente com os empreendimentos D/Spot e SpotMarkt, provocou uma mudança importante no perfil do Córrego Grande, trazendo mais vitalidade ao bairro e despertando sentimento de orgulho entre os moradores. São projetos que ajudaram a melhorar a qualidade de vida e a integração entre as pessoas e a natureza, transformando-se num marco para a própria construtora”, destaca o CEO da Dimas Construções, Daniel Dimas.

Já o arquiteto e professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Cesar Floriano destaca o sentimento de dever cumprido nesta data. “O Parque Linear do Córrego Grande é resultado de uma sinergia muito interessante, que envolveu arquitetos, urbanistas, entidades comunitárias e a UFSC. Acredito que ele se transformou em um equipamento que de fato contribui para a integração, sendo um espaço vivo e dinâmico, com uma apropriação democrática de todas as suas áreas, que são utilizadas por pessoas de todas as idades, de manhã, de tarde e de noite”, comenta.

Para Floriano, que participa das discussões de implantação do Parque Linear desde a década de 90, o desafio agora é buscar a implantação das demais etapas do projeto, entre as quais uma ciclovia que liga o bairro até a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

O Parque Linear do Córrego Grande tem como principal elemento a ponte para ciclistas e pedestres, que funciona como uma grande praça e possui amplas cabeceiras, criando espaços para encontros e eventos comunitários, como apresentações musicais e feiras. Além disso, o espaço é contornado por uma extensa área de vegetação natural em parte recuperada pelo parque. 

Próximas atividades

02/03
Aniversário do SpotMarkt com atrações culturais e música ao vivo

20/03
Palestras na sede da AMOSC com discussões sobre o bairro e perspectivas para o futuro

23/03
19h: Cinema ao ar livre