Mostra traz 10 obras inéditas, criadas a partir da apropriação de retratos da Belle Époque

Inspirada e materializada a partir do fascínio da artista Pati Peccin pelo retrato fotográfico e sobreposição
de ciclos históricos, a exposição Imersão no Tempo traz 10 obras inéditas, criadas a partir da apropriação de variados retratos de artistas, intelectuais e anônimos da Belle Époque – período cosmopolita na Europa, do fim do século XIX, marcado por profundas transformações culturais. A mostra pode ser conferida até o dia 5 de janeiro, no shopping Itaguaçu.

Assim como nos dias atuais, onde se vive grandes avanços tecnológicos, de inovação e de mudanças culturais na forma de viver e de se comunicar, a Belle Époque foi marcada por importantes transformações, incluindo a invenção do carro, da telefonia, do cinema, do avião e da eletricidade. A partir da extravagância e da luxúria, elementos tão relevantes no período retratado pela artista, Pati faz uma imersão onírica incorporando no trabalho texturas naturais de conchas, hibiscos e papoulas.

Essa expressão estética é traduzida a partir de colagens mescladas às pinturas, onde as camadas amalgamadas tem como ponto de partida a fotografia e resultam em personagens híbridos interagindo com objetos simbólicos. Além disso, literatura e artes visuais se entrelaçam, criando escritas visuais e imagens literárias, convidando o público a se aprofundar na obra à procura dos olhos ocultos, submersos nas colagens.

Pati Peccin é gaúcha radicada em Florianópolis há 6 anos, mestre em Ilustração Artística pelo ISEC, de Lisboa, e formada em Publicidade pela FURB, em Blumenau. Já atuou no mercado nacional com cenografia e direção de arte; criou o Selo Patifaria que, em colaboração com novos escritores, publica livros artesanais a partir de obras literárias e visuais. A artista participa das principais feiras de publicações independentes do cenário brasileiro, expressando estéticas imaginativas da colagem, representadas por meio de recortes, desenhos, xilogravuras, bordados e livros de artistas. Também ministra oficinas presenciais e virtuais em instituições públicas e privadas.

A arte de Pati Peccin provoca um diálogo renovador e instigante ao transcender múltiplas fronteiras, utilizando diversas técnicas e linguagens das Artes Plásticas, da Literatura, do Audiovisual e das Artes Divinatórias, como o Tarot e o universo simbólico dos mitos e fábulas universais. Saiba mais pelo site.