O Espaço 2 da Fundação Cultural Badesc, em Florianópolis, passa a ser chamado Espaço Paulo Gaiad. É uma homenagem ao artista morto em 2016 e que figura entre os mais importantes de Santa Catarina. Para marcar a mudança, até dia 14 de novembro será possível conferir um vídeo que integrou Impossibilias: arquivo e memória em Paulo Gaiad, sua última exposição em vida realizada na própria Fundação, em 2015. Também estarão expostas duas obras inéditas do artista e uma série de imagens e textos que contam a trajetória do Espaço 2 desde a sua criação.

Impossibilias: arquivo e memória em Paulo Gaiad acabou oito meses antes da morte do artista, e foi a exposição que reuniu o maior número de obras de sua autoria, além de ter ocupado pela primeira vez todos os espaços do casarão onde está instalada a Fundação. O espaço que será rebatizado ocupa a antiga sala da direção geral e foi inaugurado em 2014. Na época, o nome Espaço 2 foi escolhido para que fosse possível a construção de uma trajetória mais espontânea e livre para os artistas e suas obras.

Paulo Gaiad

Paulista que se radicou em Florianópolis, Paulo Gaiad chegou a estudar arquitetura antes de fixar residência em Florianópolis, em 1981. Por aqui, trabalhou com arquitetura e artes plásticas. Sua primeira exposição foi realizada em 1987, no Ecco Club/Galeria Espaço de Arte, na Capital catarinense. Em 1989, recebeu o prêmio Cubo de Prata da Bienal Internacional de Arquitetura, em Buenos Aires. Em 1993, realiza obras para a peça Prenome: Fausto, de Fábio Brüggemann (1962). Em 2006, participa do projeto Pinte um Futuro, liderado pela artista plástica holandesa Hetty van der Linden, que atua junto a comunidades que vivem em situação de risco.

De 2006 a 2010, Gaiad realizou diversas exposições individuais e coletivas em Santa Catarina, Paraná e São Paulo, além de fazer residências artísticas na França, Espanha, Holanda e Macedônia. A partir de 2015, o artista cumpriu agenda de mostras em Florianópolis. Além de Impossibilias: arquivo e memória em Paulo Gaiad na Fundação Cultural Badesc, também apresentou seu trabalho na mostra Anotações a Caminho, no Museu Victor Meirelles.

Gaiad faleceu aos 63 anos. Seu trabalho como artista correu em paralelo a outras atividades e até mesmo a tragédias familiares, como a morte da primeira filha, ainda bebê, e do incêndio que destruiu a casa onde morava no Campeche.

Visita ao  Espaço Paulo Gaiad – com exposição e trajetória do Espaço 2

Quando: até 14 de novembro, de terça a sábado, das 12 às 19h
Onde: Fundação Cultural Badesc – Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro, Florianópolis
Quanto: entrada gratuita
Mais informações no site da Fundação