Curta Pedal terá pré-estreia no dia 10 de junho com projeções na rua Victor Meirelles, em frente ao Desvio

Em maio de 2021, um grupo de sete mulheres resolveu se unir para pedalar em Florianópolis. Saindo da praia do Campeche, elas passaram pela Lagoa da Conceição, Praia Mole e Barra da Lagoa até a praia da Daniela, e terminam de volta ao Sul, na praia da Solidão. A viagem, que durou três dias, acabou virando um documentário quando a ciclista e empreendedora Sarah Konig, que tem uma marca de alforjes e bolsas para quem pedala, convida a documentarista Leticia Marques para filmar o processo. O resultado pode ser conferido em pré-estreia nesta sexta-feira, 10 de junho, com exibições às 20h e às 21h, em projeções do curta Pedal em frente ao Desvio, na Victor Meirelles. A partir das 19h, também vai ter discotecagem no segundo andar do Desvio com Leticia e Fernanda K.

Pedal é o primeiro documentário realizado em Santa Catarina que reúne um grupo de mulheres ciclistas com esse propósito da volta à Ilha. Com 18 minutos, é uma mescla de filme de esporte com biografias, pois é possível conhecer as ciclistas e seu amor pela bicicleta enquanto observamos as paisagens naturais da Ilha de Santa Catarina.

A ideia é criar um efeito de inspiração, para que mais mulheres pedalem e ocupem os lugares com as suas bicicletas.

“Este filme foi realizado com a intenção de gerar uma identificação, para que garotas e mulheres se sintam reconhecidas e consequentemente incentivadas a pedalar, a estarem em qualquer lugar sem o medo impalpável da misoginia que percorre os dias atuais através do contexto social e político o qual nos encontramos”, diz Leticia, que é formada em Cinema pela FAAP e é criadora do Faça Você Mesma, documentário que resgata a história do movimento Riot Grrrl no Brasil.