Conheça o bar e restaurante temático especializado em máquinas de pinball e arcade
Um dos ícones dos anos 80, os fliperamas fazem parte da cultura pop e voltaram ao nosso imaginário por meio de séries como Stranger Things, que é praticamente uma celebração dessa década. Para citar outra referência mais recente ainda, vale relembrar o episódio 7 de The Last of Us, em que as personagens Ellie e Rile invadem um shopping abandonado e Ellie joga, empolgada, pela primeira vez. Seja para adultos nostálgicos ou jovens curiosos, esses jogos eletrônicos resistem ao tempo e a boa notícia é que Florianópolis vai ganhar um bar temático especializado em máquinas de pinball. O Pinball Space é o primeiro pinball bar da região e abre as portas nesta sexta-feira (17), em Coqueiros.
Dizem que o pinball surgiu em 1871 e que era feito com pedaços de madeira com pregos que faziam o caminho para a bolinha de metal lançada. Depois, mais modernas, as máquinas chegaram a ser proibidas nos EUA entre os anos 40 e 70, consideradas jogos de azar. Por muito tempo, o pinball foi jogado secretamente até 1976, quando o designer de jogos Roger Sharpe testemunhou em tribunal que o jogo se tinha tornado um jogo de competências, e não de sorte ou de azar. Desde então, as máquinas começaram a fazer muito sucesso, inclusive no Brasil.

“Hoje em dia contamos com um ambiente bem quente de desenvolvimento, com novas fabricantes aparecendo e fazendo máquinas ainda mais espetaculares”, diz Caio Paiola, idealizador do Pinball Space.
Paulistano e “pai” da Border Collie Lua, ele sempre gostou de videogames e depois de adulto entrou na área de tecnologia, onde atuou como programador em agências de publicidade. Também empreendeu em uma empresa de varejo online antes de trocar São Paulo por Floripa para ser sócio de uma startup de tecnologia educacional. Agora, aos 31 anos, aposta em um novo empreendimento, bem diferente da área de tecnologia com a qual estava acostumado.
“Como eu sempre gostei de videogames, comecei a colecionar alguns antigos, aqueles que jogávamos quando éramos crianças. E um belo dia vi um anúncio de uma máquina de pinball do Batman, um personagem que eu adoro, fabricada em 1996. Na hora meu coração pulou e meus olhos brilharam, senti que era amor. Fui para São Paulo ver a máquina e assim que bati os olhos nela, voltei a ser criança. Uma máquina grande, rica em detalhes, desafios, luzes piscando, cores vibrantes e o Batman me chamando para jogar. Fiquei alucinado e acabei comprando e trazendo para Florianópolis”, relembra.
Esse momento marcou o início da ideia que levou ao Pinball Space. Com o tempo, Caio começou a descobrir novas máquinas, aprender sobre a história do pinball e conhecer pessoas que compartilhavam desse interesse. Visitou clubes de pinball e convidava amigos para irem jogar na casa dele.
“Minha alegria era contar a história que tinha aprendido sobre aquela máquina, mostrar os detalhes e ver a mesma reação deles de quando eu tinha visto a máquina pela primeira vez. Foi quando meu lado empreendedor gritou alto e logo pensei que, se eu poderia compartilhar isso com meus amigos, também poderia compartilhar com muito mais pessoas. Para isso, precisaria comprar mais máquinas e ter um espaço onde a galera consiga entrar, se divertir, curtir a experiência, beber e comer. Assim surgiu a ideia. E vou assumir que o fato de montar um bar era uma boa desculpa para comprar mais máquinas para eu jogar e me divertir também”, brinca.

Primeiro pinball bar de Florianópolis será em Coqueiros
Pesquisando onde poderia montar o bar, Caio viu que o lugar mais próximo daqui para jogar pinball era a 500km de distância. O local escolhido foi o bairro de Coqueiros, pertinho da casa dele e também da via gastronômica do bairro. Já o projeto arquitetônico é de Emanuella Wojcikiewicz, responsável por (quase) todos os bares icônicos da cidade e famosa pelos projetos com neons.
“Nossas referências são dos anos 80, 90. Muita luz neon, menções a filmes e desenhos dessa época. Um lugar nostálgico para complementar os games e entregar uma experiência completa”, diz Caio.
O bar vai funcionar de quarta-feira a sábado das 18h à meia-noite. No menu de comidas haverá pizzas, hot-dog American Style e porções fritas. Entre os drinks há opções autorais, como o Stranger Drinks (Whisky Jameson, xarope de frutas vermelhas, suco de limão siciliano, xarope simples, água com gás e espuma cítrica de carvão ativado), Cacha-Fantasma (cachaça Giuseppe, vermute dry, xarope de maçã verde, suco de limão tahiti, energético de maçã verde e gelatina de limão com cachaça), e outros, além dos clássicos. Segundo Caio, o ambiente é pensado para todas as idades – tanto para quem conhece as máquinas reviver o passado e para quem não conhece se encantar. Os jogos vão funcionar com fichas, iguais aquelas que usávamos quando éramos crianças. Nostalgia pura!
Saiba mais: @pinballspace