Projeto faz uma imersão nos compositores contemporâneos e na cultura da região

Em 2017, a pianista gaúcha Carla Ruaro reuniu uma equipe, colocou um piano no interior de um barco e percorreu o rio Arapiuns, no Pará, por dentro da reserva extrativista Tapajós-Arapiuns. No interior da embarcação, foram realizadas oficinas diárias de piano e concertos na beira do rio em mais de 10 comunidades. A ação fez parte do projeto Raízes – Um Piano na Amazônia, que chega a Florianópolis nesta semana. Na quinta-feira (8), ocorre o lançamento do CD e DVD no CIC. Já na sexta-feira, a pianista apresenta o espetáculo no TAC.

O projeto Um Piano na Amazônia começou com uma pesquisa sobre os compositores contemporâneos e a cultura da região amazônica. Aproximando-se dos ambientes nos quais se inspiram, vivem ou viveram os compositores, o projeto faz uma imersão e investiga as raízes dessa música, além de levá-la para seu próprio povo por meio do piano.

“Meu primeiro contato com a música de compositores da Amazônia foi em Londres, onde morei por oito anos, e lá trabalhei com um músico de Belém do Pará. Viajamos por seis anos tocando música brasileira em escolas, hospitais e presídios na Inglaterra, Irlanda e Emirados Árabes. Ele introduziu um repertório de compositores contemporâneos do Pará. O que me encantou primeiramente naquela música foi a influência dos sons da floresta e a utilização de elementos da natureza, criando uma atmosfera sonora rica e única”, explica Carla.

De volta ao Brasil, um embrião do projeto ganhou o Prêmio Funarte em 2012 e as primeiras apresentações foram realizadas no Pará. Na época, a pianista percebeu a dificuldade de tocar o instrumento naquela região, pois na maioria dos locais não havia piano ou energia elétrica que possibilitasse o uso de um teclado eletrônico. Em 2017, de forma independente, ela decidiu voltar – desta vez com um piano de verdade.

“São comunidades muito distantes. Nós chegávamos cedo, atracávamos o barco e saíamos a procura do chefe ou cacique para comunicar nossa chegada e conversar. Depois, visitávamos as escolas e fazíamos o convite às crianças para nos acompanharem até o barco para conhecer o piano, tocar e assistir ao workshop. Foi uma surpresa saber que ninguém conhecia o piano e poucos eram os que conheciam o violão. Foi impressionante a reação das crianças ao conhecerem o instrumento, e foi emocionante ver o orgulho que elas têm de suas raízes, a preocupação com a preservação da natureza e da sua cultura”, relembra a pianista.

Fotos: Pâmela Hérpio

O projeto resultou em um documentário, narrado pelo próprio “Piano” e que conta a história da pianista que quis se aproximar das raízes da obra que interpreta. Já o CD contempla releituras de obras de compositores como Albery Albuquerque, Altino Pimenta, Lúcia Uchôa e Luiz Pardal. O espetáculo tem direção artística de Tatiana Cobbett.

Raízes – Um Piano na Amazônia – lançamento de CD e DVD e espetáculo
Quando: quinta (8) às 18h30 e sexta (9) às 20h30
Onde: CIC – Avenida Governador Irineu Bornhausen, 5600, Florianópolis e TAC – Rua Marechal Guilherme, 26, Centro, Florianópolis
Quanto: na quinta-feira, a entrada é gratuita. Na sexta, o ingresso custa R$ 20