Conheça o projeto que busca levar teatro para pessoas com pouco acesso
Atualização: o espetáculo foi adiado para o dia 15 de agosto por conta das orientações das autoridades para conter a disseminação do COVID19.
A República da Arte, projeto de teatro de Florianópolis, fará uma nova apresentação do espetáculo Querida Kitty. A peça é uma adaptação dramática do livro O Diário de Anne Frank – no palco, 18 atores dirigidos por Lauchi Gamarra recontam a história da menina judia que ficou escondida com a família durante a ocupação do exército nazista na Holanda.
Anne Marie Frank foi uma adolescente alemã de origem judaica, vítima do Holocausto. Ela se tornou uma das figuras mais importantes do século XX após a publicação do diário que escreveu enquanto estava em cativeiro. O livro, que foi adaptado para o cinema e para o teatro, relata o cotidiano de sua família, que ficou dois anos escondida num cômodo secreto de uma residência para escapar dos nazistas.

A República da Arte reúne profissionais do teatro de Florianópolis e recentemente ganhou um espaço físico na querida rua Victor Meirelles, no Centro de Floripa.
“Na República da Arte todos fazem parte, todos fazem alguma coisa, depende do projeto. Atualmente, a maioria das pessoas no comando das atividades são mulheres, todas atrizes. Tentamos dar prioridade a profissionais da área porque entendemos que, muitas vezes, para ser ator ou atriz precisamos trabalhar antes em alguma outra coisa, e melhor ainda se tiver a ver com a atuação”, explica Lauchi, idealizadora do projeto. Ela é paraguaia, formada pela JP Talentos e Aktoro – Escola de formação de atores e já dirigiu 10 espetáculos.
A República nasceu em novembro de 2018 com o propósito de levar a arte para as pessoas que não têm acesso ou hábito de frequentar o teatro. Com o tempo, o projeto foi se modificando e ganhou novos objetivos:
“Também queremos ser uma vitrine para atores, criar conteúdo cultural, dar aulas de teatro e ter projetos sociais. Surgiu a oportunidade de ter um espaço na Rua Victor Meirelles, onde existem vários bares, cada um deles com sua identidade. Aproveitamos e criamos o Microteatrobar, uma proposta inspirada no Microteatro que surgiu na Espanha e hoje existe em vários outros países. Funcionamos como um bar e também apresentamos espetáculos teatrais de 15 minutos, a cada uma hora”, conta Lauchi.
Quem quiser conhecer o espaço, que fica em uma casa simpática em frente ao prédio da Escola Antonieta de Barros, pode ficar ligada nas redes sociais do projeto para saber a programação dos próximos eventos.
Espetáculo Querida Kitty
Quando: adiado para dia 15/8. Informações sobre reembolso pelo Instagram do projeto
Onde: Teatro Pedro Ivo – Rodovia SC 401, 4600, Saco Grande, Florianópolis