Evento é uma oportunidade para profissionais que atuam no setor e público em geral conhecerem mais sobre a história, riqueza e sabores dos vinhos portugueses

O fascinante universo dos vinhos portugueses, com imersão em seminário e degustações de rótulos variados, será tema do “Road show 2024 dos Vinhos de Portugal”, no dia 22 de abril e com ingressos esgotados em Florianópolis. Como cenário para a primeira edição desse evento na cidade foi escolhida a Alameda Casa Rosa, no Itacorubi. 

Promovido pelos Vinhos de Portugal, o RoadShow tem como principal objetivo fortalecer a imagem dos vinhos portugueses no Brasil e ajudá-los a abrir novos mercados. No ano passado, o mercado brasileiro teve um crescimento exponencial no que diz respeito à exportação dos vinhos portugueses com 80 milhões de euros – mais 9 milhões de euros do que em 2022, tornando-se o maior destino dos vinhos portugueses, se não considerarmos o peso do Vinho do Porto, e o 4º maior destino do total das exportações de vinhos portugueses. Para dar prosseguimento a essa estratégia de expansão e conquista do público consumidor, em 2024 o RoadShow percorre duas cidades do Sul do país, escolhidas pelo seu potencial e onde tem sido desenvolvido relacionamento nos últimos anos: Florianópolis e Curitiba.

Masterclass especial sobre vinhos portugueses

O sommelier e jornalista João Lombardo, será o orador no Masterclass especial Portugal para profissionais do setor, no início do RoadShow. Na segunda parte, o evento terá a prova para o público especializado e seguida, para o público geral, com aproximadamente 200 rótulos presentes.

O Road Show realizado anualmente pelos Vinhos de Portugal é um evento que coloca os profissionais da área e os consumidores em contato com os produtores portugueses. É uma oportunidade para conhecer um pouco mais os estilos de vinhos, trocar impressões e degustar os rótulos apresentados”, comenta João Lombardo. “Os participantes da masterclass vão poder degustar vinhos particulares e conhecer com mais profundidade o perfil do país e de algumas importantes regiões produtoras”, comenta o palestrante.

Na programação, serão apresentadas as peculiaridades que Portugal oferece, com mais de 250 uvas autóctones (nativas ou originárias de uma certa região ou país). Os portugueses se destacam por elaborar rótulos singulares, são considerados mestres em fazer “blends”. As variedades mais utilizadas para a produção do vinho tinto são a Touriga Nacional, Touriga Franca, Trincadeira, Aragonez, Baga e Castelão. Já as castas brancas mais utilizadas são: Alvarinho, Arinto, Antão Vaz, Viosinho, Verdelho, Encruzado e Fernão Pires.

Ainda no Roadshow em Florianópolis, vai acontecer o Wine Games, enquanto ocorrem as degustações. Nessa dinâmica estão incluídas duas mesas de jogo, nas quais, de forma divertida, mas didática, os participantes terão que identificar os principais aromas do vinho e regiões presentes em cada rótulo apresentado. 

Os produtores de vinhos portugueses presentes no evento serão: Abegoaria Group, Adega da Vermelha, Arvad, Aveleda, Barcos Wines, Adega Ponte Barca, Cadeado, CARM, Carmim, Cartuxa-Fundação Eugênio de Almeida, Casa Ermelinda Freitas, Casa Relvas, Dona Maria – Julio Bastos, Enoport Wines, Falua, Herdade do Peso, Casa Ferreirinha, J. Portugal Ramos Family Estates, José Maria Da Fonseca, Manuel Costa & Filhos,  Quinta Da Lapa, Quinta da Mariposa, Real Companhia Velha, Rocim Wines e Vercoope.