Artista fará prévia de Censurate durante a Settimana Della Língua Italiana nel Mondo
Censurate é o nome do novo show do cantor italiano Rohmanelli, resultado de uma pesquisa sobre a censura na música italiana entre os anos 30 e 70. Por meio das canções censuradas, o artista transpop – como ele mesmo define seu trabalho – conta a história da cultura e língua italianas, linkando com a realidade do Brasil e com a relevância da imigração italiana no país. O show apresenta clássicos com nova roupagem, arranjos eletroacústicos e contemporâneos, mas mantendo as melodias originais. Censurate terá um preview no dia 23/10, no restaurante Maremonti, e estreia no dia 1º/11, no TAC, no Centro de Floripa.
O espetáculo surgiu a partir de um minicurso sobre as canções italianas censuradas que Rohmanelli apresentou em eventos acadêmicos no Brasil e na Bélgica.
“O sucesso e o entusiasmo do público levou à ideia de montar um show com essas músicas. A seleção do repertório foi feita por mim, a partir das pesquisas feitas para montar o minicurso. Escolhi um parâmetro cronológico dos anos 30 até os anos 70, e misturei as muito conhecidas do público brasileiro a outras importantes na minha vida de artista e pessoa”, explica Rohmanelli, que cresceu na Itália e escutou muitas dessas canções desde criança.
“São parte do patrimônio artístico e cultural no qual me formei como cantor e artista, não consigo dissociar o que sou hoje dessas músicas e desses artistas. As napolitanas, em modo específico, me emocionam muito pois nasci perto de Nápoles e toda minha família é de lá. Esse espetáculo é também uma homenagem a meus avós e pais e às gerações que no meio das guerras resistiram e acreditaram num país e num futuro melhor, construindo ele com muito trabalho, sacrifício e arte”, conta.
Volare, clássico italiano que todo mundo conhece, por exemplo, foi censurada em 1958 no Festival de San Remo, na Itália, porque o cantor, Domenico Modugno, ousou abrir os braços durante a execução do refrão.
“Isso não era condizente com a etiqueta de cena, pois cantor deveria estar o máximo possível parado e não usar seu corpo na interpretação. Poucos imaginariam que uma música tão conhecida e inócua poderia sofrer censura”, explica o cantor.
A prévia de Censurate será no dia 23 de outubro, no Restaurante Maremonti, como parte da programação de uma das maiores comemorações italianas, a Settimana Della Língua Italiana nel Mondo. Por aqui, o evento ocorre de 16 a 25 de outubro, é realizado pelo Círculo Italiano Brasileiro – CIB de Santa Catarina e visa a difusão da língua italiana, promovendo um diálogo intercultural com escritores, artistas, intelectuais e sociedade civil. Depois, no dia 1º, o espetáculo será apresentado na íntegra no Teatro Álvaro de Carvalho, no Centro. Os ingressos custam R$ 20 e estão à venda no CIB, no teatro e via Sympla.
Foto: Coletivo Medusa