Sambas et Bosssas en Français abre temporada 2019 dos Concertos AF

Quando a bossa nova cruzou fronteiras, a França foi um dos países que melhor a acolheu— tanto que o movimento musical brasileiro ganhou versões e admiradores no país europeu. Na terceira edição do Sambas et Bossas en Français, a cantora Carolina Brum apresenta repertório com algumas canções clássicas da bossa brasileira em versões francesas. O músico Rafael Calegari (foto em destaque) assina a direção musical e se apresenta junto a uma banda e convidados. O show abre temporada 2019 dos Concertos AF, da Aliança Francesa de Florianópolis, e ocorre nesta sexta (14), no Teatro Pedro Ivo.

Além de canções de Tom, Vinicius e Chico Buarque, o repertório abre espaço também para Dolores Duran e Nino Ferrer, músico franco-italiano, além das versões. Garota de Ipanema, por exemplo, ficou conhecida como La fille d’ Ipanema na voz de Jacqueline François em 1964. Já Samba da Benção, de Vinícius de Moraes e Baden Powell, virou Samba Saravah na adaptação de Pierre Barouh, ator e compositor francês conhecido como embaixador da bossa nova na França. A versão fez parte da trilha sonora do premiado Un homme et Une femme (Um  Homem, Uma Mulher), obra vencedora do Oscar de melhor filme estrangeiro e melhor roteiro original em 1967.

O saudoso compositor catarinense Luiz Henrique Rosa, embaixador sulista da bossa nova, também será lembrado. A canção Sempre Amor (If You Want To Be a Lover), originalmente em português e inglês, será celebrada na sua versão em português e francês gravada no disco A Bossa Sempre Nova de Luiz Henrique.

A banda é formada por Rafael Calegari (baixo e direção musical), Gustavo Lopes (violão sete cordas), Sebastián Cavallaro (saxofone), Neno Moura (bateria) e Alexandre Damaria (percussão).  A cantora Camélia Martins e Orlando Mello Neco fazem participações especiais durante o show.

O projeto Sambas et Bossas en Français começou em 2016, a partir de uma parceria entre Carolina e a Aliança Francesa de Florianópolis. De lá para cá, a artista vem pesquisando e desenvolvendo um repertório que destaca a conexão do Brasil com a França, redescobre canções da bossa nova e do samba e celebra a musicalidade e a cultura dos dois países. 

Sambas et Bossas en Français

Quando: sexta-feira (14), às 20h
Onde: Teatro Pedro Ivo Campos – Rod. SC-401, 4600, Saco Grande, Florianópolis
Quanto: R$ 20, via Sympla

Foto: Elena Ribeiro