Evento será neste domingo (17), na Armada Cervejeira, no Santa Mônica

A catarinense Patricia Pamplona e seu marido, Wesley Faraó Klimpel, de Mato Grosso do Sul, irão lançar o livro “Aventuras Sem Chaves: Uma Viagem por África e Oriente Médio”, sobre os quase 15 meses que passaram na estrada. O casal de jornalistas, que viajou de novembro de 2022 a janeiro de 2024, visitou 43 países nesta primeira etapa de sua volta ao mundo. O evento em Florianópolis será neste domingo (17), às 18h, na Armada Cervejeira.

A obra, além de relatos e imagens dos 36 países da África e 7 do Oriente Médio por onde os jornalistas passaram, traz informações de vistos e fronteiras e dicas para quem deseja desbravar a região, bem como crônicas inéditas. Editado pela curitibana Comala, o livro possui 456 páginas.

“Pode até assustar pelo tamanho, mas as muitas fotos deixam a leitura leve. Sem falar que o ‘Aventuras Sem Chaves’ nasceu pra ser tanto um guia como um livro sobre as nossas histórias e, é claro, perrengues”, explica Patricia. “Tem também as crônicas inéditas, para as pessoas usarem como companhia em sua própria viagem ou embarcar junto com a gente de dentro de casa”, complementa Faraó.

Nestes quase 15 meses, os dois jornalistas, que se conheceram e se formaram na UFSC, viveram momentos marcantes, como quando atravessaram a caótica fronteira entre Mauritânia e Senegal, com direito a um homem com roupas civis dizendo ser policial e várias ofertas de ajuda, e as muitas viagens apertados em carros ou vans. “Esses transportes eram uma loucura, com muita gente subindo e descendo, e todo mundo abarrotado. O UFSC Semidireto parecia vazio em comparação”, relembra a catarinense.

Faraó e Patricia

Outra aventura foi em Uganda, quando o casal viu de perto alguns gorilas-das-montanhas, espécie que costuma ficar no meio da floresta. “Saímos do Brasil ansiando por essa experiência e, após vários relatos, achávamos que a caminhada seria de muitas horas até encontrá-los. Para nossa surpresa e alegria, chegamos a uma concentração em meia hora e pudemos ficar pertinho deles por 60 minutos. Foi uma grande emoção”, conta o sul-mato-grossense.

O livro terá relatos de vários outros momentos que os dois jornalistas vivenciaram em países que estão longe dos destinos usuais dos brasileiros. “Muita gente nunca ouviu falar em lugares como Namíbia ou Omã, que possuem muita história e natureza exuberante”, diz Patricia.

Esse período na estrada faz parte de um grande projeto do casal, que separou a viagem de volta ao mundo em três temporadas: a primeira foi por África e Oriente Médio; na segunda, eles querem visitar nações de Ásia, Oceania e América; na última, pretendem viajar de motorhome pela Europa. Os jornalistas compartilham toda a experiência em seu blog (semchaves.com) e nas redes sociais (@semchavesbr).

Eles planejam essa viagem desde 2015, quando começaram a ler livros, ouvir podcasts e acompanhar outros viajantes pelas redes sociais. “A gente iniciou a viagem pela África justamente por ser mais desafiador e mais caro, quando estaríamos com mais gás. Depois de tanto perrengue, o que vier agora vai ser fichinha. Até o período de chuva em Floripa, quando a roupa não seca nunca”, brinca Faraó.

Além de Florianópolis, a agenda de lançamentos inclui Curitiba (14/3), de onde é a editora, São Paulo (20/3), cidade na qual o casal viveu, e Campo Grande (25/3), terra natal de Faraó. “Floripa tem uma grande importância pra gente, porque nasci aqui e foi onde nos conhecemos. E é claro que faríamos o evento em uma cervejaria, ambiente tão difícil de encontrar em muitos lugares por onde passamos”, conta Patricia.