A primeira edição do ano será no dia 18 de março e integra a programação do Mês da Francofonia, celebrado em todo o Brasil

A temporada 2022 do Sexta Jazz AF começa na próxima sexta-feira (18), em Florianópolis. O evento celebra o Mês da Francofonia, comemorado em todo o Brasil, e apresenta um concerto especial com standards do Jazz Francês e Jazz Manouche (gypsy jazz, ou jazz cigano). Para esta edição, os músicos e curadores Tiê Pereira (baixo) e Mauro Borghezan (bateria) recebem três convidados — o duo formado por Fabien Ducept  (voz, acordeon e trompete) e Soledad Casanova (guitarra tenor) e Felipe Coelho (guitarra). A apresentação será às 20h no Piso G3 (estacionamento) do Villa Romana Shopping, na Capital. A entrada é gratuita mediante apresentação de comprovante de vacinação e as vagas são limitadas. 

Promovido pela Aliança Francesa Florianópolis desde 2014, o evento se consolidou como um dos mais importantes projetos gratuitos de música instrumental da Capital. Para 2022, estão previstas dez edições, sempre nas sextas-feiras, às 20h. A cada edição, os curadores convidam músicos importantes da cena musical de Santa Catarina e do Sul do país para concertos que homenageiam ícones do gênero. 

Especial Francofonia

O repertório do concerto que abre a temporada do evento celebra o jazz francófono, com temas de jazz francês ou adaptados para o francês, além de música instrumental manouche.

“A grande contribuição dos franceses para o gênero foi o Jazz Manouche, também chamado Gypsy ou Cigano. É uma forma muito particular de tocar. Claro, muito baseado na improvisação jazzística, mas que tem uma linguagem específica”, explica o músico Tiê Pereira. 

Para apresentar esse estilo ao público da Capital, os curadores convidaram o duo franco-argentino LeleSwing, formado por Fabien Ducept  (voz, acordeon e trompete) e Soledad Casanova (guitarra tenor).

“Além da voz e trompete, Fabien toca o acordeon, instrumento muito utilizado no Gypsy Jazz”, completa Tiê. 

O violonista Felipe Coelho também foi convidado e será o solista do concerto. O músico é reconhecido na cena brasileira e tem um estudo longo e profundo sobre o estilo.

Foto em destaque: Eduardo Duks