Primeiro concerto do ano do projeto realizado pela Aliança Francesa de Florianópolis será no dia 17 de março
A nova temporada do Sexta Jazz AF, um dos mais longevos e importantes projetos gratuitos de música de Florianópolis, começa no próximo dia 17 de março. Como já é praxe, um concerto que enaltece a francofonia abre o ano com o Especial Jazz Manouche. Os músicos convidados são o trompetista e acordeonista francês Fabian Ducept, a guitarrista argentina Soledad Casanova, o violinista inglês Rick O’Connor. De Florianópolis, a cantora Claudia Bossle e o baixista e curador do projeto, Tiê Pereira. A apresentação será na sexta, dia 17, às 20h no Piso G3 (estacionamento) do Villa Romana Shopping, na Capital. A entrada é gratuita.
Em 2023, o Sexta Jazz AF comemora 10 anos de projeto na Capital. Desde 2014, a iniciativa da Aliança Francesa de Florianópolis celebra o jazz mundial, grandes compositores e, acima de tudo, valoriza os músicos e a produção musical de Santa Catarina. Até o final do ano serão nove concertos mensais, sempre gratuitos.
Mais mulheres no palco e novos compositores
Algumas novidades vêm à reboque da celebração de uma década. “Ao longo de 2023, teremos a participação de mais mulheres cantoras e instrumentistas nos concertos. O objetivo é chegarmos a uma igualdade entre o número de homens e mulheres no palco”, adianta Marilyn Pellicant, diretora da Aliança Francesa de Florianópolis.
Além disso, este ano o Sexta Jazz AF segue apresentando concertos de tributos aos ícones do jazz mundial, mas dá também continuidade às edições especiais com grandes convidados de projeção nacional e internacional — em 2022, o projeto recebeu alguns compositores de calibre, como Amaro Freitas, Edu Ribeiro e Rafael Calegari. “Vamos abrir o palco também para compositores e artistas da cena instrumental local”, afirma o curador do projeto, Tiê Pereira.
Foto em destaque: Eduardo Duks