Especial Dizzy Gillespie’ Afro-Cuban Jazz Mood será nesta sexta-feira (19), às 20h. A entrada é gratuita

O Sexta Jazz AF recebe instrumentistas latino-americanas para um concerto especial que celebra a música afro-cubana e o jazz. Para o Especial Dizzy Gillespie’ Afro-Cuban Jazz Mood, o projeto reunirá no mesmo palco a pianista cubana Claudia Rivera e a percussionista chilena Maria Paz. Além delas, o saxofonista cubano Elio Lorenzo, o baterista holandês Mark de Jong e os brasileiros Gabriel Barbalho no trompete e Tiê Pereira no contrabaixo. O espetáculo será nesta sexta-feira (19), às 20h,  no Villa Romana Shopping, em Florianópolis. Gratuito. 

O concerto é uma homenagem ao trompetista e compositor Dizzy Gillespie (1917-1993), músico lendário que tocou com Charlie Parker e foi uma figura fundamental para o desenvolvimento do movimento bebop no jazz moderno. 

Claudia Rivera

“Gillespie foi um dos primeiros a fazer uma conexão da música afro-cubana com o jazz. Ele mostrou a pluralidade do jazz, de como esse estilo pode se juntar a outras vertentes musicais para falar o mesmo idioma, que é o da improvisação jazzística”, explica o músico Tiê Pereira, curador do projeto. 

O repertório do Especial Dizzy Gillespie’ Afro-Cuban Jazz Mood será baseado nessa vertente do latin jazz, com composições de Gillespie e outros standards. O sexteto que se reunirá no palco do Sexta Jazz AF mostra a diversidade de artistas que hoje vivem em Florianópolis e contribuem para a cena musical tão plural da cidade. 

Concerto terá audiodescrição 

A edição de maio do Sexta Jazz AF terá recurso de audiodescrição ao vivo para pessoas com deficiência visual. Ao todo, serão disponibilizados 20 receptores que podem ser emprestados com a equipe do evento. Para quem curte cerveja artesanal e vinho, haverá venda de chope, drinks e taças de diferentes rótulos no local. Não é permitido entrar com bebidas.

Foto em destaque: Eduardo Duks