Espaço, no Pantanal, tem também queijos e produtos do Ao Queijo
Tem novidade para quem gosta de vinhos em Florianópolis: a Terroir Catarina, projeto que comercializa e produz conteúdos sobre vinhos brasileiros de pequenos e médios produtores, acaba de abrir uma loja e bar de vinhos no bairro Pantanal. O espaço, dividido com o Ao Queijo, prova que a clássica harmonização segue mais atual que nunca.
“A ideia de ter um espaço físico nasceu quando percebi que, após dois anos de pandemia e com o recomeço dos encontros, seria possível pensar em um local seguro para receber os clientes após cinco anos do surgimento da Terroir Catarina”, conta Cibele Garrido Godoy, jornalista que se enveredou pelo mundo dos vinhos e criadora do projeto.
A Terroir Catarina começou com uma wine bike, uma bicicleta charmosa e itinerante, por meio da qual Cibele vendia garrafas e taças de vinhos catarinenses. Ficaram famosos também os piqueniques realizados na Beira-Mar (saudades!). Já a parceria com Tiago Pascoal, do Ao Queijo, começou em datas comemorativas. Nessas ocasiões, Terroir passou a oferecer presentes e acompanhamentos para os vinhos, entre eles queijos brasileiros artesanais, e a parceria se solidificou em antigas edições da feira Nomad Mercado (outra saudade!).
Hoje, além da loja, a Terroir Catarina tem um site com entrega para todo o Brasil e frete acessível para Florianópolis. Mas a dica é dar um pulo no espaço físico, onde é possível bebericar ali mesmo vinhos em taça ou garrafa, além de beliscar os queijos do Ao Queijo com pães, caponata e outros acompanhamentos. Há mesas internas e externas, e é preciso reservar pelo telefone (48) 98824-8907.

“Queríamos um espaço para receber os clientes para degustações e onde também pudéssemos expor os produtos de um jeito aconchegante e charmoso. E veio a ideia da Manu (a arquiteta) das lojinhas de queijos e vinhos mais antigas, com cor vibrante e ambiente afetivo”, relembra Cibele.
Entre os rótulos estão os pét-nat da Vivente, os vinhos em conta e deliciosos da Fabian, os brancos da Capella dos Campos, além de Cão Perdigueiro, o Pleno da Marzarotto e mais.
A localização, pertinho da UFSC, é um presente para quem mora nos arredores da Universidade. O espaço é assinado pela arquiteta Emanuella Wojcikiewicz, com direito a luminárias pendentes em forma de queijo estepe e um papel de parede com paisagem bucólica. Ela fala mais sobre o projeto:
“As referências foram mais pelas buscas das sensações do que pela busca de um estilo arquitetônico pré-definido, preferi fazer uma mistura, ou seja, não ter temporalidade, assim como são os vinhos. Alguns são melhores velhos, alguns são bebidos necessariamente jovens, então a questão “atemporalidade” traçou a linha da arquitetura. Uma das coisas mais importantes nesse projeto foi a busca da cor perfeita para enfatizar os produtos e as pessoas: o verde mar (ou Tiffany), porque ela é a cor imediatamente oposta ao tom bordô dos vinhos. É uma cor que casa muito elegantemente com o tom amarelado dos vinhos brancos e que também encontramos em alguns queijos finos mofados”, explica.
Acompanhe a Terroir Catarina e o Ao Queijo no Instagram.