Veras Veritas Rede Colaborativa terá feira de arte, artesanato, design, publicação e vestimenta, além de outras atrações, nos dias 1º e 2 de julho

Um edifício erguido como uma semente para o presente e futuro. Assim foi anunciada a chegada do Centro Cultural Veras em Florianópolis, inaugurado no Córrego Grande em agosto do ano passado, um lugar idealizado pelo curador catarinense Josué Mattos. Após a abertura, celebrada pelo setor de arte contemporânea nacional, o Veras teve que fechar as portas por um período para buscar apoios que permitissem concluir a etapa de construção e dar andamento às atividades propostas. Agora, nos dias 1º e 2 de julho, o Veras reabre ao público com a primeira edição do Veras Veritas Rede Colaborativa. A programação ocorre das 10h às 19h, com entrada gratuita e atrações diversas, como a Feira de Arte, Design, Artesanato, Publicação e Vestimenta, que reúne no local os trabalhos de mais de 30 criativos alinhados à proposta do espaço.

Depois da ação deste fim de semana, o Veras reabre oficialmente ao público no dia 22 de julho, e funcionará de quinta a domingo. A instituição foi fundada e mantida por uma associação de direito privado e sem fins lucrativos que começou a ser construída em outubro de 2019 e pretende ser uma ponte para promover diálogos e trocas entre os saberes da sociedade contemporânea com a milenar cultura dos Vedas. Considerado o primeiro livro sagrado da história, os Vedas são uma compilação de hinos e preces do hinduísmo, com quatro volumes que teriam sido organizados entre 1500 e 900 a.C. Os pilares do CCV são arte, yoga, educação e sustentabilidade, e têm origem na ideia de cidadania presente na literatura dos Vedas e em outras comunidades ancestrais – para as quais arte, ciência, espiritualidade e educação precisam coexistir e ser nutridas constantemente. 

“Construir uma rede empenhada em desenvolver ações culturais, por meio de um sistema de autogestão e economia colaborativa, é um caminho para sairmos dos impasses relacionados com apoios que poderão deixar de existir de um momento para outro. Por isso inventamos meios para atuar em rede e fazer acontecer uma programação concebida desde muito antes de o primeiro tijolo ser assentado no edifício”, comenta Josué Mattos, historiador da arte e curador.

O mapeamento da primeira rede de profissionais em sincronia com os objetivos do Veras coloca em evidência processos artísticos e produtos elaborados a partir de técnicas manuais, numa lógica contrária à fabricação em grande escala da indústria. De acessórios, roupas, objetos decorativos, publicações, mobiliário, há uma diversidade de criações e propósitos que estarão em exibição e à venda nas datas.

No sábado (1), a manhã começa com uma visita guiada pela instalação do artista Samuel Casal, pela intervenção na fachada, de Ana Teixeira e por algumas ideias que definem a edificação do Veras. Na sequência estão desde uma programação destinada ao público infantil, almoço com Feijoada Vegana e conversas, com destaque para a das 15h, com a jornalista Simone Bobsin, do portal ARQ SC, que assume a roda com o tema SABER FAZER: manualidades têxteis e suas conexões na contemporaneidade + agulhaço. A proposta aberta consiste em praticar manualidades com agulhas de bordado, tricô, crochê, fios e linha para tecer um bom papo com as convidadas Norma Bruno – escritora, bordadeira e editora -, e Eneida Soares de Macedo, que expõem seus projetos “Casaqueto Poesia de Vestir” e ” O Oceano que nos une” no local.

No domingo, a programação infantil abre a agenda do dia, às 10h. Às 14h, o estúdio O’Tropicalista + Lu de Moraes propõem uma caminhada nos arredores do Centro Cultural Veras. Os participantes serão estimulados a fazer registros fotográficos do percurso, publicando-as – assim como suas impressões e reflexões – em suas redes sociais com as tags #embuscadepaisagens e #verasveritas. Essas publicações serão republicadas no @embuscadepaisagens a fim de construir a paisagem coletiva desse percurso e a memória do projeto.

A Veras Veritas Rede Colaborativa conta com o apoio do portal Floripa Cultural, portal ARQSC e ACASAA. Veja a programação completa e mais informações no @centroculturalveras.

Saiba mais sobre o projeto do Veras.

Foto em destaque: Yasmine Holanda