Menu de drinks será oferecido somente às quartas-feiras
O bartender Tom Oliveira e o charmoso Vie Vin Bar de Vinhos, no bairro Santa Mônica, em Florianópolis, se uniram para oferecer uma carta exclusiva com 12 coquetéis, todos feitos com insumos regionais e bebidas nacionais. O projeto, batizado de Vitrus Speakeasy, tem oito releituras de clássicos e quatro autorais que poderão ser degustados sempre às quartas-feiras, começando nesta (4). O valor fixo dos drinks é de R$ 29.
Para alcançar a diversidade e a complexidade de sabores que são a marca de seus coquetéis, Tom utiliza algumas bebidas e insumos peculiares.
“Entre outras coisas, utilizo Bitter de Umami, Vermute artesanal de jabuticaba, Espuma de Chai, Vermute em infusão de queijo artesanal do Ao Queijo, Xarope de amburana e Tintura com cascas da caatinga. É uma explosão de sabores”, explica Tom, que já passou por bares como o extinto Barca, da Casa Quatro Oito.
O cardápio do Vitrus Speakeasy é chamado de Odisseia e é divido em capítulos, seguindo a linha do tempo da história da coquetelaria por meio de desenhos, gravuras e referências que incluem Leonardo da Vinci, a Divina Comédia e as mitologias Grega e Romana. Um dos destaques é o Hamelin Martini, homenagem ao conto dos irmãos Grimm sobre um flautista que hipnotizava ratos com sua música. O drink leva Gin Amazzoni Rio Negro, vermute em infusão de queijo, Triple Sec San Basile, bitter umami e azedinha.

Outro é o Baco, inspirado no Deus romano do vinho e das artes, que leva cachaça Antonieta jequitibá, Bitter San Basile, vermute de jabuticaba, flor de sal e casca de laranja bahia.

Para Sanny Louback, proprietária ao lado do marido Sérgio, a parceria com Tom se encaixa na proposta do Vie Vin, que é sair da caixinha. Além de bar de vinhos, o Vie Vin é também um ateliê de joias personalizadas.