A produtora catarinense Vinil Filmes lança dois curtas na Mostra de Cinema Infantil e faz a primeira exibição presencial do longa documental Tio Tommy
Outubro será um mês de celebração para a produtora catarinense de cinema e TV Vinil Filmes. Ao longo do mês, vai rolar a estreia dos curtas O Monstro do Pântano do Sul, de Marko Martinz e Dás um Banho, Zé Perri!, de Zé Dassilva. Os dois curtas terão lançamento nacional na Mostra de Cinema Infantil, que ocorre de 7 a 22 de outubro. As sessões serão no dia 8, às 16h e às 18h, no Teatro Pedro Ivo.
Também haverá a primeira exibição presencial do documentário Tio Tommy – o homem que fundou a News-Week (foto em destaque). É o primeiro longa de Loli Menezes, que teve estreia mundial no É tudo Verdade, festival de documentários mais importante do Brasil, e recebeu o prêmio de melhor documentário no New York Movie Awards. Conta a história de Thomas J C Martyn, fundador da revista americana Newsweek, que está sepultado em Agrolândia – uma pequena cidade do interior do Sul do Brasil. Partindo dessa estranha descoberta, o filme investiga a vida desse personagem importante e reservado. Por meio de entrevistas, documentos, fotos, filmes, fitas de áudio, cartas e manuscritos, o filme tenta reconstruir a trajetória de Thomas, que teve uma vida cheia de lacunas. Segredos, verdades e mentiras vão confrontar diferentes versões de quem foi esse homem misterioso e como ele se tornou o tio Tommy.
É um documentário investigativo, que percorre diferentes países e continentes buscando revelar quem foi este homem intrigante e como ele se tornou o tio Tommy. A exibição será no dia 5 de outubro, às 19h30, no cinema do CIC.
Os três filmes foram produzidos pela Vinil Filmes, produtora independente de cinema, TV e artes visuais com sede em Florianópolis. É uma das produtoras mais ativas do sul do Brasil, circulando suas obras por festivais nacionais e internacionais e recebendo mais de 30 prêmios.
Saiba mais pelo site.